MAGISTÉRIO FEMININO NO DIREITO UERJ - Presenças e Ausências
A obra consiste na publicação de trabalhos expostos em seminário realizado pelo Instituto de Estudos Culturalistas, em celebração aos 205 anos de Augusto Teixeira de Freitas. Diversamente de outras coletâneas sobre o “Jurisconsulto do Império”, buscou-se privilegiar os aspectos dogmáticos da sua obra, assim pondo em evidência a sua imensa contribuição, o espírito cientifico que o guiou, resultante em inovações quer no método, quer no conteúdo do direito privado brasileiro.
A Consolidação das Leis Civis e o Esboço são clássicos da cultura jurídica brasileira, mas, até então, pouco se estudou a influência de Teixeira de Freitas instituto a instituto jurídico, confirmando a ascendência normalmente pressuposta aos Códigos que se lhe seguiram. Os Organizadores sugeriram temas inéditos, quanto à abordagem ou à especialidade do estudo, para melhor destacar a importância, a inovação e antecipação da doutrina de Augusto Teixeira de Freitas.
Transcurso mais de século e meio da publicação do Esboço, os trabalhos publicados neste livro – que, inelutavelmente, conduzem a mais uma releitura da obra do mais genial dos nossos juristas – evidenciam a imensa atualidade que tem, ainda hoje, o pensamento do Jurisconsulto. Ainda mais oportuna é a sua leitura quando se discute a reforma de um Código Civil ainda muito recente, o qual, mais do que o seu antecessor, era próximo do método e do âmbito propostos por Teixeira de Freitas.
Organização: Kayè a'nu ozorio
Coordenação: Heloisa Helena Barboza, Ana Paula Sales, Ivanilda Figueiredo, Bethania Assy
Isbn: 9786553781269
Assunto: Direito
Edição: 1ª edição
Ano: 2024
Pág: 339
Formato: 16 x 23cm, Brochura
Visualizar Sumário
Faça sua Compra: Clique aqui